As temperaturas mais altas em todo o estado trazem a notícia mais esperada pelos paranaense: vem chuva aí. De acordo com dados do Simepar, as chuvas que quem da região oeste e deixam o clima mais ameno.
O amanhecer deste começo de semana foi de tempo mais aberto, em comparação ao fim de semana, e praticamente com céu limpo em todas as regiões do Paraná. Apenas com alguns nevoeiros em fundos de vales e encostas de serras. Apesar do aquecimento em todo o Estado, nesta segunda-feira, 11 de maio, não há chance de chuva, segundo previsão do meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen. Mas entree terca e quarta-feira o tempo muda e chove em várias cidades paranaenses.
Essa mudança no tempo é resultado de uma nova área de instabilidade que começou a se formar nesta segunda-feira sobre a região do Paraguai. Há previsão também da chegada de uma nova frente fria que se desloca sobre a costa do Rio Grande do Sul. Mas ainda não mudam a persistente estabilidade que se encontra sobre as regiões paranaenses.
As áreas próximas do Uruguai já podem ter registro de chuva nesta manhã, e a chuva deve persistir ao longo do dia, com risco de chuva forte. Há risco de raios, e as rajadas de vento na região podem chegar aos 50km/h. Entre a tarde e a noite, há previsão de chuva também entre a região de Santa Maria, São Luíz Gonzaga e a região de Foz do Iguaçu, no Paraná.
A chuva é aguardada para aliviar um pouco os reservatórios do estado, que estão em níveis bastante criticos. Nesta segunda-feira, 11 de maio, a Sanepar divulgou um estudo que mostra que em meio à pior estiagem dos últimos 20 anos e à pandemia do coronovírus, houve um aumento no consumo residencial de água na região Oeste.
