sexta-feira, dezembro 20, 2019

Rio Bonito do iguaçu - Saúde e Educação desenvolveram juntas durante este ano o programa “Crescer Saudável”

Este ano, as Secretarias de Saúde e Educação pactuaram para o município o programa Crescer Saudável. Ele consiste em um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil.

As ações que compõem o programa abrangem:

- Vigilância nutricional (com avaliação antropométrica, ou seja, de peso e altura dos alunos e seu diagnóstico nutricional),
- Atividades coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável e o incentivo às práticas corporais e de atividade física,
- E ainda, ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade.

As profissionais Daniella Pilatti Riccio (nutricionista da Secretaria de Saúde), Mariana Matos Bortoluzzi (nutricionista da Secretaria de Educação) e Jaquelini Novakoski da Silva (educadora física) desde junho de 2019, estiveram nas escolas do município para realizar as atividades.

OBJETIVO

O objetivo do programa é contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, para as crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA

Em 2019 foram avaliadas ao todo 773 crianças (escolas Paulo Freire*; turmas da manhã, Severino da Silva, Chico Mendes*; turmas da manhã, CERBI, Tatiane Bergeier*; turmas da tarde e CMEIS Dona Laura e Pedacinho do Céu). Desse total verificou-se que 31,9% tiveram resultados alterados (baseado no índice de Massa Corporal - IMC):
- 30,4% apresentam sobrepeso/obesidade e
-1,5% magreza.
Em 2020 serão avaliados os alunos das escolas Herbert de Souza, Irmã Dulce, Alfredo Rosa e Vanderlei das Neves bem como os turnos que faltaram nas escolas já citadas (*Escolas Parcialmente avaliadas).

ATIVIDADES COLETIVAS

Em 2019, um total de 36 turmas participaram de atividades coletivas de Promoção das práticas corporais e Atividades físicas (567 participantes) e, aproximadamente 24 turmas de atividades de Educação Nutricional (203 participantes).

INCENTIVO FINANCEIRO

Os municípios participantes receberam incentivo financeiro adicional ao custeio pago ao Programa saúde na Escola, de R$7.000,00 para implementação de ações de prevenção e controle da obesidade infantil em escolares.