Cinco mandados de busca de apreensão foram cumpridos durante uma operação da Polícia Civil que investiga um esquema de clonagem de cartões de crédito, em Missal e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A operação foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (13).
De acordo com as investigações, um grupo é suspeito de reproduzir cartões de crédito e colocá-los em nomes de laranjas. Na sequência, os cartões eram usados para fazer compras parceladas no Paraguai.
Os laranjas usados no esquema faziam as compras e entregavam a mercadoria para os suspeitos, segundo a polícia. Em troca, eles recebiam uma quantia de dinheiro.
Uma empresa garantidora de crédito, que tem parceria com lojas paraguaias e fornecia dinheiro para compras internacionais parceladas, sofreu um prejuízo de R$ 26 mil em dois meses, de acordo com a polícia.
As investigações apontaram que um grupo envolvido no esquema atua diretamente no Paraguai. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos também estão sendo investigados naquele país.
Conforme a policia, quatro suspeitos já foram identificados. No entanto, até a publicação desta reportagem, eles não haviam sido presos.
Durante a operação, a polícia apreendeu um cartão de crédito clonado, dinheiro e um celular.
A Polícia Civil e a polícia paraguaia estão investigando o esquema.
