A Secretaria de Estado da Educação (Seed) anunciou na quarta-feira (20) o remanejamento de vagas do período noturno do Ensino Médio em escolas estaduais para o período diurno. A mudança começa a partir do ano letivo de 2020.
Segundo a secretaria, o remanejamento deve começar pelas turmas de 1º ano.
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) informou que a medida pode dificultar o acesso à educação.
"No nosso entendimento é fechamento de turmas, porque, se o adolescente está mudando de turno justamente por uma necessidade especial, ele não vai se matricular de manhã. Ele vai procurar outros meios ou desistir da educação", disse o chefe da APP-Sindicato em Londrina, Márcio Ribeiro.
A chefe do Núcleo Regional de Londrina, Jéssica Pieri, disse que não haverá menos vagas no Ensino Médio por conta da mudança. Segundo ela, a diferença é que as turmas serão concentradas de manhã e a tarde.
"Do primeiro ano nós vamos tentar pegar essas vagas ociosas do noturno, devido à evasão e remanejar essas vagas para o período diurno, pensando no menino que precisa ter conhecimento para, depois, adquirir um trabalho melhor, uma remuneração melhor", afirmou.