sábado, setembro 28, 2019

Iniciativa popular pretende extinguir salários de vereadores de Clevelândia

Uma proposta de iniciativa popular, encabeçada pelo Sindicato Patronal Rural de Clevelândia, coloca os subsídios pagos aos vereadores do município no centro dos debates entre a população e os representantes do Poder Legislativo.

Em ofício encaminhado à diversas entidades neste mês, o presidente do Sindicato Rural, Ari Reisdoerfer, convida representantes da sociedade clevelandense para discussão em torno de um Projeto de Lei de iniciativa popular, “que visa a retirada da remuneração dos membros do Legislativo municipal”.

Reisdoerfer explicou que a sugestão surgiu a partir de reuniões entre a diretoria do Sindicato, baseada na realidade vivida pela população diante da atuação dos vereadores. “Nós vemos muita dificuldade dos parlamentares em ajudar na administração para o bem do município”, aponta.

Segundo o presidente sindical, será realizado um abaixo-assinado, buscando a adesão de mais de 70% do eleitorado de Clevelândia para a apresentação do projeto à Câmara. Salienta que não há qualquer contestação quanto à figura pessoal dos vereadores, mas avalia que a retirada da remuneração poderá incentivar a participação de pessoas que “queiram sentar ao redor de uma mesa, sem ego político, para defender os interesses do município”.

Ainda no projeto de iniciativa popular, será sugerido à administração municipal que utilize os recursos, até então destinados aos subsídios dos vereadores, na área da saúde.

Conforme Reisdoerfer, há uma junta de advogados prestando assessoria jurídica às entidades que integram a iniciativa. A estimativa, é que até o final de outubro, o projeto para a retirada da remuneração dos vereadores seja protocolado na Câmara Municipal.