“Promover a reinserção social dos presos, através do respeito e humanização das prisões”. É com base nesta sua missão que o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) trabalha diariamente nestes 111 anos de história. Tecnologia, modernização, conhecimento, segurança e reinserção são as palavras que têm representado o Sistema Penal paranaense.
A instituição está recebendo investimentos de mais de R$ 100 milhões para a construção e ampliação de 8 unidades penais, que já estão em andamento e R$ 22 milhões para a compra de equipamentos. Além disso, também haverá a contratação de agentes penitenciários por processo seletivo simplificado (PSS).
De acordo com o Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, o bom desempenho do Depen é resultado do trabalho que vem sendo feito pelos seus colaboradores. “À frente da pasta, buscamos sempre valorizar o trabalho daqueles que são responsáveis pelos detentos e isso inclui capacitação, uma vez que o agente penitenciário realiza um importante serviço público, de alto risco e precisa de conhecimento e aptidões para dar tratamento penal adequado aos custodiados”, afirmou o secretário.