quinta-feira, agosto 08, 2019

Equipe da 2ªSDP de Laranjeiras do Sul recebe treinamento para usar sistema 100% digital na Policia Civil integrado com PROJUDI

Segundo informações da Coordenação de Informática da Polícia Civil (Coin), inicialmente seria um livro eletrônico, somente para registrar os procedimentos em trâmite nas Delegacias de Polícia. Com o desenvolvimento do processo judicial criminal, dentro do Processo Eletrônico do Judiciário (Projudi), a Polícia Civil também passou a desenvolver seu sistema eletrônico digital. 

Nesse caso todos os procedimentos policiais passariam a ser realizados dentro de um sistema eletrônico próprio do DPC/SESP, mas, integrado ao sistema judicial. Desta forma a polícia judiciária continua a trabalhar dentro de seu espaço virtual e, ao concluir os trabalhos, passa a encaminhá-los eletronicamente, sem a remessa de papéis. 

Sistema integrado com PROJUDI e Ministério Público 

“De igual modo, o Judiciário e o Ministério Público, ao encaminharem algum documento, o fazem de modo eletrônico. A primeira integração foi com os mandados de prisão (2010), evoluindo para os alvarás de soltura (2012), as comunicações de flagrantes e termos circunstanciados (2015) quando da aquisição de certificados digitais e, agora em Pinhais, os inquéritos policiais também passam tramitar de forma digital”, explica Eduardo Castella, Delegado de Polícia Titular da Coin.

''A longo prazo reduzirá a burocracia na tramitação de inquéritos, amenizando o trabalho dos escrivães e a presença dos delegados. A Coordenação de Informática (COIN) está aqui em Laranjeiras do Sul para facilitar através do curso para que os servidores possam aprender a usar o sistema com tranquilidade” afirma Delegado da 2ªSDP Dr Marcelo Trevizan