quarta-feira, julho 17, 2019

Policiais militares da Rotam são treinados para o uso de novas viaturas Trail Blazer

Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), vinculada ao 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão, recebeu dois novos veículos – GM Trail Blazer – para os serviços na microrregião. O Governo do Estado comprou 104 viaturas para a Polícia Militar e Polícia Civil e iniciou a entrega para delegacias e batalhões.

Na manhã de ontem, os integrantes da Rotam e o 2º tenente Bernardo Consenza Moraes participaram de um treinamento com o chefe da oficina da concessionária GM/Sudoauto, Ronaldo de Souza. Ao final da capacitação, Ronaldo recebeu um certificado de agradecimento pelo curso de utilização e manutenção preventiva e mecânica básica em viaturas GM Blazer 2019.

Estes novos veículos, já caracterizados com as cores e o símbolo da PM, são movidos a diesel, têm tração nas quatro rodas, possuem freio ABS, Air Bag, computador de bordo com informações sobre autonomia, média de velocidade, média de consumo de combustível, informações técnicas do motor, do óleo do motor e óleo de transmissão, temperatura, entre outras. As viaturas vieram equipadas com giroflex, cabos para guincho, camburão, radioamador, suporte para armas de longo alcance e suporte para escudo balístico.

Ronaldo disse ao JdeB que foi uma apresentação técnica do veículo para os militares. Foram repassadas informações sobre o funcionamento do motor, o sistema 4x4, comandos internos, os freios ABS, sistema de acionamento do 4x4 (tração), funcionamento do ar condicionado, sistema preventivo do veículo recomendado pela GM/Chevrolet. Os militares também puderam fazer perguntas. Também foi a visualização dos veículos levantados, para que o pessoal pudesse ver a parte traseira e dianteira por baixo.

Baixa e alta rotação

O tenente Bernardo disse que praticamente todos os integrantes da Rotam participaram do treinamento, exceção a dois PMs que estão de férias. Esta capacitação foi uma iniciativa do comandante da Rotam com o consentimento do comando do 21º BPM. O comandante da Rotam explicou que a equipe usa muito as viaturas em baixa rotação e, às vezes, é preciso usá-las em alta rotação “por conta de deslocamentos de urgência ou perseguição”.

Além destes dois novos veículos, a Rotam tem outros quatro veículos, mas apenas uma está operando. A Rotam faz o patrulhamento tático em eventos de grande vulto, faz o controle de tumultos, atua na Penitenciária Estadual e em jogos esportivos.