Pais sem o documento dos filhos e adolescentes transitando desacompanhados e sem documentação. Essas situações flagradas na Ponte Internacional da Amizade, as quais são relativamente comuns, foram alvo de ação da Câmara Técnica de Combate ao Tráfico de Pessoas neste sábado (20).
Com participação das forças de segurança, Conselho Tutelar e até mesmo da coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Silvia Cristina Xavier, que veio de Curitiba exclusivamente para a ação, a iniciativa impediu que crianças e adolescentes sem identificação fizessem a travessia, obrigando pais e responsáveis a retornar.
As abordagens foram realizadas com pedestres e com motoristas, em uma ação envolvendo agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Receita Federal (RF), Conselho Tutelar, Cáritas, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) e grupo de Jovens com uma Missão (Jocum), entre outros parceiros.
A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, em 30 de julho, e se insere nas atividades da Campanha Coração Azul, instituída pela ONU para marcar esse dia. A campanha tem o lema “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende” e foi criada para informar sobre a caracterização deste que, apesar de ser um crime abrangente em suas ocorrências, muitas vezes passa despercebido.