668 mil caminhões cruzaram a praça de pedágio sentido litoral do Paraná, entre janeiro e junho desse ano. As informações são da concessionária que administra o trecho por onde passam milhares de caminhões rumo aos Portos de Paranaguá e Antonina. Só no mês de junho, 126.480 caminhões passaram pelas cancelas do pedágio em São José dos Pinhais. Cada caminhão paga entre R$ 31,40 para carreta de um eixo simples; e R$ 41,80 para carreta de eixo duplo.
O expressivo volume de caminhões tem como principal destino o Porto de Paranaguá, que escoa cargas que vão desde os grãos como milho e soja, a óleo vegetal, celulose, carne, frango entre outros produtos de exportação. Não é à toa que o corredor de exportação do Porto de Paranaguá registrou em junho a maior movimentação mensal desde a inauguração do complexo, em 1973, atingindo o volume de granéis exportados de 2,291 milhões de toneladas.
Em Paranaguá, os grãos podem ser embarcados simultaneamente em três berços de atracação exclusivos, o que torna Paranaguá mais competitivo que os demais portos brasileiros. O complexo paranaense engloba oito terminais privados que, juntos, têm capacidade para armazenar mais de 1 milhão de toneladas de produtos. Tem também um silo público vertical, para 100 mil toneladas de grãos, e quatro horizontais, com capacidade total de 60 mil toneladas. As estruturas de armazenagem são interligadas por correias transportadoras que levam os produtos até os porões dos navios.