domingo, julho 07, 2019

Ex-diretor da Secretaria de Educação do Paraná deixa a cadeia e vai para prisão domiciliar

O ex-diretor da Secretaria de Educação do Paraná (Seed) Maurício Fanini, que estava preso desde setembro desde 2017, deixou a carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, na madrugada deste sábado (6). Ele é réu em sete processos criminais da Operação Quadro Negro, na Justiça estadual.

A operação investiga desvios de mais de R$ 20 milhões na construção e reforma de escolas estaduais. Fanini fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), em setembro de 2018. O acordo foi homologado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Por causa da delação, ele deixou a prisão neste sábado e começou a cumprir outra etapa prevista no acordo. Fanini ficará em prisão domiciliar por 14 meses em regime fechado com monitoramento feito por tornozeleira eletrônica. Essa etapa termina em 6 de setembro de 2020.

Depois disso, o ex-diretor da Seed poderá progredir para o semiaberto - em regime domiciliar com tornozeleira eletrônica - e recolhimento em dias de semana das 20h às 6h e nos finais de semana das 20h de sexta até 6h de segunda.

Nesse período de prisão domiciliar, o delator só está autorizado a trabalhar em casa. Em caso de qualquer falta grave, ele retorna para o regime imediatamente anterior cumprindo novamente de forma integral.