Em pouco mais de três meses, a nova Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho – fruto da fusão entre as secretarias do Desenvolvimento Social e da Justiça e Trabalho – contabilizou 101 ações. As ações fazem parte de 16 programas e projetos planejados e de 10 projetos e programas que já estão em andamento, contemplando questões da justiça e garantia de direitos, da assistência social, da área socioeducativa e do trabalho, que pretendem garantir políticas públicas com qualidade e sob a ótica dos princípios da transparência, legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência.
De acordo com o secretário Ney Leprevost, as ações foram realizadas de forma articulada entre os setores da Secretaria e demonstram o compromisso de um governo empreendedor e comprometido em resolver problemas coletivos, em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e prestando serviços em benefício de todos os paranaenses.
INICIATIVAS - Entre as ações, está a criação da Força-Tarefa Infância Segura, proposta pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e que tem a parceria da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Poder Judiciário e Ministério Público. Lançada em fevereiro, a força-tarefa promove ações integradas e ostensivas de proteção às crianças e adolescentes, acompanhada de fiscalização e campanha de conscientização.
Outra iniciativa foi a contratação, pela Secretaria, de 53 novos profissionais por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a recomposição do quadro de funcionários de saúde nas unidades socioeducativas.
Em três meses, a Secretaria também entregou 3 mil novos colchões e vestuários para os 19 Centros de Socioeducação e oito Casas de Semiliberdade do Estado, que abrigam adolescentes em conflito com a lei.
Na questão educacional dentro das unidades, o índice de aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos foi de 74%, ou seja, dos 368 adolescentes que fizeram a prova obtiveram êxito.