Os presos da Delegacia de Ibiporã, no norte do Paraná, estão fazendo greve de fome para reclamar da superlotação e da falta de higiene na carceragem, segundo o delegado. Nesta terça-feira (9), a unidade que é antiga e foi construída para abrigar 35 pessoas, tinha 190 detentos.
O delegado Vitor Dutra disse que, apesar de estarem recebendo a comida, os presos não estão se alimentando. Devido à situação, ele pediu a transferência urgente de 70 presos condenados, que já deveriam estar cumprindo a pena em uma penitenciária.
Depois que um vídeo feito pelos detentos, no qual eles reclamam da superlotação foi divulgado por meio de aplicativos de mensagens, Dutra espera que o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) vá até a delegacia ainda nesta terça.
De acordo com o delegado, o Comitê de Transferência de Presos (Cotransp) vem alegando repetidamente a falta de vagas no sistema penitenciária.
“O que precisa ser feito com urgência: primeiro, é que haja a transferência desses presos porque está fisicamente impossível; segundo, porque também existe uma necessidade de ser feita uma vistoria na carceragem, e tirar todo o material ilícito da carceragem de Ibiporã”, afirmou Dutra.
Depen não se manifestou ainda sobre o caso.