quarta-feira, abril 10, 2019

PRESOS FAZEM GREVE DE FOME PARA RECLAMAR DE SUPERLOTAÇÃO EM IBIPORÃ

Os presos da Delegacia de Ibiporã, no norte do Paraná, estão fazendo greve de fome para reclamar da superlotação e da falta de higiene na carceragem, segundo o delegado. Nesta terça-feira (9), a unidade que é antiga e foi construída para abrigar 35 pessoas, tinha 190 detentos.

O delegado Vitor Dutra disse que, apesar de estarem recebendo a comida, os presos não estão se alimentando. Devido à situação, ele pediu a transferência urgente de 70 presos condenados, que já deveriam estar cumprindo a pena em uma penitenciária.

Depois que um vídeo feito pelos detentos, no qual eles reclamam da superlotação foi divulgado por meio de aplicativos de mensagens, Dutra espera que o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) vá até a delegacia ainda nesta terça.

De acordo com o delegado, o Comitê de Transferência de Presos (Cotransp) vem alegando repetidamente a falta de vagas no sistema penitenciária.

“O que precisa ser feito com urgência: primeiro, é que haja a transferência desses presos porque está fisicamente impossível; segundo, porque também existe uma necessidade de ser feita uma vistoria na carceragem, e tirar todo o material ilícito da carceragem de Ibiporã”, afirmou Dutra.

Depen não se manifestou ainda sobre o caso.