terça-feira, abril 23, 2019

Água de oito em cada dez municípios do Paraná apresenta 'coquetel' de agrotóxicos

Em cada oito de dez municípios paranaenses, os cidadãos, ao consumirem água, acabam ingerindo um verdadeiro coquetel de agrotóxicos. 

É o que revela uma investigação feita com base em dados do Ministério da Saúde, os quais apontam que em 326 das 399 cidades do Paraná (81,7% do total) foi testado positivo, entre 2014 e 2017, a presença de 27 pesticidas que as empresas de abastecimento são obrigadas a testar. Entre esses municípios, inclusive, aparece Curitiba.

A investigação, feita em conjunto por Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye, teve como base os dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). E os paranaenses aparecem no levantamento como os segundos que mais beberam esse coquetel nos últimos anos, atrás apenas de São Paulo — em 504 municípios paulistas (78,1% de todas as cidades) foi identificada a presença de todos os 27 agrotóxicos.

Mais alarmante ainda: nos últimos anos, a contaminação da água cresce considerável e consistentemente. Em 2014, 75% dos testes em municípios brasileiros dectectaram a presença de agrotóxicos na água. No ano seguinte já chegou a 84% e, em 2016, a 88%. Já em 2017, último ano considerado na investigação, o percentual havia alcançado 92%, o que indica, dizem os investigadores, a possibilidade de ser difícil, dentro de alguns anos, encontrar água não contaminada nas torneiras do país.