segunda-feira, março 11, 2019

Após encontrar focos de mosquito da dengue, Promotoria de Imbituva propõe ação para resolver situação de veículos em pátios de delegacias

No município de Imbituva, no sudeste paranaense, o Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública contra o Estado para que adote as providências necessárias para a destinação de veículos que se encontram em pátios de delegacias de polícias de Imbituva e Ivaí, município integrante da comarca. 

A ação foi ajuizada a partir da verificação de que, sem receber qualquer tipo de manutenção ou cuidado, os veículos tornam-se criadouros de animais nocivos à saúde da população. Liminarmente, o MPPR requer que seja determinada a alienação antecipada dos veículos apreendidos.

De acordo com a Vigilância Sanitária dos Municípios, a existência de veículos antigos nos pátios favorece a procriação de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela e de outros animais nocivos à saúde humana (como ratos e afins). O risco é ainda maior no período quente e com forte incidência de chuvas, condição propícia para a eclosão de ovos dos insetos: em vistoria realizada por equipes de Combate à Endemias do Município de Ivaí, inclusive, foi constatada a presença da forma imatura (larva) de Aedes aegypti em uma das motocicletas encontradas no local.

No mérito da ação, é requerida pela Promotoria de Justiça que o Estado promova as adequações necessárias nos pátios para depósitos de veículos ou remova-os para local adequado.