segunda-feira, fevereiro 18, 2019

Projeto que proíbe uso de veículos com tração animal em Guarapuava será discutido hoje (18) na Câmara

Entra em discussão na sessão desta segunda feira (18 de fevereiro) o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Aldonei “Dognei” Bonfim que prevê a proibição de utilização de animais, como cavalos e burros, para puxar carroças ou outros veículos de ração animal em Guarapuava.

O projeto foi protocolado ainda em 2018 e entra hoje em sua primeira votação. “Para ser aprovado, ele precisa de maioria simples. Ou seja, 12 vereadores precisam ser favoráveis à proibição”, enfatizou Dognei.

Em dezembro de 2018, a Prefeitura de Guarapuava realizou, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para discutir o assunto. Cerca de 90 pessoas participaram do evento e, conforme Dognei, a manifestação a favor da proibição dominou o debate. “Uma das sugestões foi de que fosse incluído no PL que a Prefeitura cedesse aos trabalhadores que usam carroças o “cavalo mecânico”. Porém, a Câmara não pode discutir projetos que aumentem as despesas do Município”, explicou o vereador.

Ainda conforme Aldonei, o Projeto de Lei recebe o apoio de movimentos de defesa aos direitos dos animais.

Ainda de acordo com a proposta, animais usados para este fim poderão ser resgatados e cedidos para adoção.

Para ser aprovado, o PL precisa da maioria dos votos da maioria dos vereadores na sessões de hoje (18) e de amanhã (19).

A sessão da Câmara de Vereadores inicia às 18h.