domingo, fevereiro 24, 2019

Deputado paranaense é o 3º congressista mais influente nas redes sociais

Fenômeno nas urnas, sendo eleito deputado mais votado do Paraná com 314 mil votos, o policial aposentado Sargento Fahur (PSD) segue em alta. Com discurso apoiado no tema de segurança pública, pegando carona na cartilha que garantiu a Jair Bolsonaro (PSL) a presidência do Brasil, o parlamentar paranaense é o terceiro congressista mais influente nas redes sociais. Em primeiro mandato, deixou para trás figuras mais tradicionais da política nacional em poder de mobilização no Twitter, Facebook e Instagram. À frente dele, apenas a também paranaense Joice Hasselmann (PSL), eleita por São Paulo, assim como Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente.

"Se não estão entre as lideranças que ditam a pauta do Congresso, os parlamentares “digitais” usam o poder que têm para pressionar colegas mais experientes por meio de milhares de seguidores. “Nas sessões, eu pego o celular e peço que pressionem os deputados”, afirmou Fahur. “A minha responsabilidade é grande. Preciso dar satisfação para meu público. Às vezes, um projeto parece bom para o povo, mas não é”, afirmou Fahur. “Minha vida está emparelhada às redes”, complementou.

Na tarde da sexta-feira, 22, numa Câmara esvaziada, Sargento Fahur estava em seu gabinete movimentando suas redes sociais com mensagens sobre a questão da segurança pública. O trabalho solitário poderia ser feito em Maringá, onde mora. Mas ele ouviu de um parlamentar antigo que sexta-feira é um bom dia para ser recebido por ministros e técnicos do governo para defender projetos de interesse de seus seguidores. “Viajar todo fim de semana é um gasto desnecessário. Aqui estou com meus eleitores”, disse.