A Polícia Civil procura pelos suspeitos que receberam carteiras de identidade falsificadas por um servidor público. A irregularidade foi alvo da Operação Vucetich, deflagrada na manhã desta sexta-feira (7).
O responsável pelas falsificações foi identificado pela polícia como um servidor municipal que atuou nos núcleos de Rancho Alegre e Cerro Azul. Ele trabalhou no Instituto de Identificação e depois foi transferido para o Detran.
De acordo com o delegado-adjunto da Delegacia de Estelionato, Rodrigo Souza, o servidor inseriu informações falsas com sua própria senha de acesso. O esquema foi detectado pelo Instituto de Identificação, que analisou todos os registros realizados pelo suspeito.
Até o momento 20 documentos falsos foram identificados. No entanto, a suspeita é que foram mais de 100 fraudes. Os documentos falsos serão cancelados.
Nesta sexta foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede do Detran e na casa do servidor. Ele foi afastado da função.
“A investigação agora vai se desmembrar. Vamos investigar as pessoas que estão usando esses documentos e essa rede de colaboradores, o próprio Ministério Público, através da promotoria de Cerro Azul, vai verificar se tem o envolvimento de algum outro servidor municipal ou envolvimento de setores da prefeitura”, disse o delegado.
O suspeito deve responder por corrupção, peculato eletrônico e falsificação de documento público.