A Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG) – Unidade de Progressão (UP), antigo sistema de semiaberto, está sem presos. De acordo como diretor da unidade, Américo Pereira da Silva, os presos beneficiados pelo regime semiaberto, com a sua extinção, foram liberados com o uso de tornozeleira eletrônica.
Com capacidade agora para 220 presos beneficiados pela progressão do regime fechado, a PEG passa por obras que começaram nesta quinta feira (20) para garantir maior segurança.
“O projeto é do Conselho da Comunidade e terá reforço na área destinada às visitas, além do telhado que agora é de PVC e que vai receber material mais resistente e também um novo espaço para o banho de sol que agora ficará dentro da área de carceragem. Antes era no campo de futebol ao lado”. Segundo Américo, a área de visitas também estará dentro da carceragem.
“Estamos começando as obras hoje [20] para conclusão em janeiro, quando começaremos a receber os presos, desafogando a PIG [Penitenciária Industrial de Guarapuava] e a cadeia”. Os beneficiados por bom comportamento serão inseridos no mercado formal de trabalho pelo Escritório Social. Já temos 30 trabalhando em empresas conveniadas”.