O governo sancionou nesta quinta-feira (20), no Palácio Iguaçu, a Lei 107/2018 que institui no Paraná as Patrulhas Maria da Penha, no âmbito da Polícia Militar, para atuar no enfrentamento da violência contra as mulheres.
Atualmente, 19 municípios contam com as patrulhas. Com a nova lei, as patrulhas serão levadas a todo o Estado. Na solenidade foi entregue mais um veículo que será utilizado pela Delegacia da Mulher em Curitiba.
De acordo com a coordenadora de Enfrentamento da Violência Doméstica e Contra a Mulher (CEVID) e desembargadora do Tribunal de Justiça, Lenice Bodstein, nesta quarta-feira (19) o Governo Federal estabeleceu e autorizou financiamentos próprios aos municípios para as questões de proteção à mulher. “A governadora, muito atenta e alinhada às ações do âmbito federal, assina hoje esse documento tornando os municípios autorizados a ter a Patrulha Maria da Penha”, disse.
A desembargadora destacou que espera que os prefeitos se utilizem desta determinação, visto a importância da presença das patrulhas nas cidades. “A patrulha atua tanto no cumprimento de medida protetiva quanto na prevenção, fazendo com que as pessoas entendam que a lei está sendo cumprida e a proteção está próxima”, afirmou Lenice.