O município de Pinhão passará a contar, a partir de 2019, com o programa Família Acolhedora. A iniciativa tem previsão de envolver 15 crianças da cidade, a partir da ação lançada na Câmara de Vereadores.
De acordo com a assessoria de imprensa do município, o programa possibilitará o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família biológica por medida de proteção judicial em residência de famílias acolhedoras cadastradas no programa municipal.
Segundo a psicóloga e coordenadora do serviço de acolhimento familiar e institucional de Pinhão, Jolly Danúbia de Oliveira Dellê, não há limite de idade para as crianças que participarão do programa. Ainda de acordo com a profissional, para participar, basta que os interessados realizem a inscrição na secretaria de Assistência Social do município, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Podem participar pessoas que residam em Pinhão há no mínimo um ano, tenham renda comprovada e que não estejam em nenhum processo de adoção. Além disso, os interessados em participar devem possuir mais de 21 anos. A criança poderá permanecer com a família acolhedora pelo período de um mês a dois anos, podendo o prazo ser estendido. As famílias escolhidas participarão, ainda, de capacitações oferecidas pela equipe da secretaria municipal.