O desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), na tarde desta segunda-feira (12). Ele comandará o Judiciário paranaense entre 2019 e 2020, em substituição ao desembargador Renato Braga Bettega.
Xisto Pereira concorreu ao cargo com os desembargadores Lidia Maejima (atual 2ª vice-presidente), Rogério Luís Nielsen Kanayama (atual corregedor-geral) e Fernando Wolff Bodziak.
No primeiro turno, o presidente eleito recebeu 52 votos do Tribunal Pleno, ante 28 da segunda colocada Lidia Maejima. Kanayama fez 25, e Bodziak teve oito votos.
Já no segundo turno, Xisto Pereira venceu Lidia por 74 a 39.
Veja os eleitos para a cúpula do TJ-PR:
Presidente: Adalberto Jorge Xisto Pereira
1º Vice-presidente: Wellington Coimbra de Moura
2º Vice-presidente: José Laurindo de Souza Neto
Corregedor-geral: José Augusto Gomes Aniceto
Corregedor: Luiz Cézar Nicolau
Perfil do novo presidente
Adalberto Jorge Xisto Pereira é bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), formado na turma de 1988. Iniciou a carreira em 1989, após aprovação em concurso público, como promotor.
Ele ingressou na magistratura em junho de 1990, sendo nomeado juiz substituto em União da Vitória, no sul do Paraná. Em abril de 1992, foi nomeado juiz da comarca de Realeza, no sudoeste do estado.
Xisto Pereira também passou pelas comarcas de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, Toledo, no oeste, Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e Curitiba.
