Os Grupos de Arteterapia considerados como um espaço onde se procura partilhar experiências e sabedorias, vem surgindo como uma nova ferramenta de cuidado nos programas de inserção e apoio à saúde mental da população.
O trabalho realizado com os detentos da 2ª Subdivisão de Policia Civil de Laranjeiras do Sul/Pr, vem colaborando para o enfrentamento dos efeitos negativos do cárcere.
As pessoas que estão privadas da vida em sociedade e consequentemente possuem relações interpessoais controladas, relatam sentimentos de desgaste psicológico, emocional e físico. A condição de viver dentro de um sistema prisional origina uma crise de identidade acompanhada de desgaste psíquico. Portanto, para que seja conservada a saúde mental e o bem estar dessas pessoas deve-se investir em mais trabalhos que tenham como objetivo diminuir o sofrimento das pessoas que vivem em reclusão.
Nesse sentido, o objetivo dos Grupos de Psicoterapia na cadeia pública de Laranjeiras do Sul/Pr, é auxiliar os sujeitos que lá cumprem pena a compreender suas histórias e a resignificá-las na tentativa de construírem novas possibilidades de vida fora do crime e de transformar suas condições materiais de existência através do fazer arteterapêutico.
A Arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística como instrumento de intervenção profissional para a promoção da saúde e a qualidade de vida.
Através da Arteterapia é possível auxiliar os indivíduos que cumprem pena, em seu processo de auto conhecimento, bem como resignificar o passado, compreendendo e possibilitando mudanças, podendo desta forma abrir uma brecha para a transformação de si mesmos.
Josineli Cristina Sandmann - Professora Conselho da Comunidade de Laranjeiras do Sul
Maria Viliane Wachak - Psicóloga Conselho da Comunidade de Laranjeiras do Sul

