O Poder Judiciário, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Laranjeiras do Sul, concluiu na quinta dia 25, a edição de 2018 do programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”.
Doze escolas da cidade e interior participaram do projeto, contemplando 400 alunos. Criado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, o Programa tem por objetivo aproximar ainda mais o Poder Judiciário e o Ministério do Público da comunidade escolar, de modo a demonstrar que toda a sociedade pode ter acesso à justiça.
O projeto em Laranjeiras do Sul, teve como público-alvo alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental, da rede pública municipal de ensino. No desenvolvimento do Projeto, houve a distribuição de material didático (cartilhas explicativas, em formato de quadrinhos, para as crianças, e manuais para auxílio dos professores). As atividades foram realizadas pelos professores e toda equipe escolar.
Na segunda fase, a turma recebeu a visita de um magistrado, de um promotor de Justiça e de um advogado, todos voluntários, que além de explicarem os seus papéis na sociedade, esclareceram questões sobre cidadania e Justiça. Na terceira etapa, as crianças foram até as unidades do Judiciário, numa visita guiada e assistiram um teatro de simulação de um Júri com o tema Bullying. Nele, alunos do Centro de Assistência Social e do Centro da Juventude, fizeram as vezes de juiz, promotor, advogado, réu, jurados, serventuários da justiça e testemunhas para, ao final da exposição do caso, darem o veredicto sobre o caso analisado.
Na última etapa, os alunos escreveram uma redação sobre o conteúdo aprendido e, as melhores redações, foram premiadas com medalhas, kits escolares e certificados para todos os alunos participantes. A entrega foi feita no Cine Teatro Iguassu e contou com a participação da Secretária de Educação, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos; Secretária de Assistência Social, Eliza Regina Gemeli da Silva; vereadores João Aires e Valmir Trindade; Juiz da Comarca de Laranjeiras do Sul, Alberto Moreira Cortez Neto; Promotor de Justiça, Bruno Rinaldin; Imprensa, professores, diretores, pais e alunos.
De forma geral, a Secretaria de Educação de Laranjeiras do Sul, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, considerou positivo os resultados alcançados. “O programa foi um sucesso aqui em Laranjeiras do Sul e só conseguimos alcançar resultados tão expressivos porque as partes envolvidas trabalharam de maneira integrada. Acredito que essa presença do Juiz e Promotor no dia a dia dos alunos influencia positivamente em seu desenvolvimento, melhorando a percepção que eles têm da Justiça e de como acessá-la”, avaliou.
Assessoria
Assessoria
