sexta-feira, agosto 24, 2018

Último fim de semana de agosto tem neve e geada no Sul

Vai ter temporal seguido de frio intenso e até mesmo neve nos pontos mais altos das regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste último fim de semana de agosto. Nesta sexta-feira, dia 24, os temporais retornam ao Sul, com formação de uma nova frente fria sobre a região. 

Há alerta de temporal nos três estados, além de condições para queda de granizo, rajadas de vento fortes e muitas trovoadas. No Paraná, as temperaturas devem subir bastante, antes de a chuva chegar.

Após a passagem da frente fria, volta a esfriar no Sul, por conta da mudança na direção dos ventos para o quadrante sul, baixando a sensação térmica. 

No sábado, dia 25, o frio aumenta nos três estados do Sul. Essa situação, combinada à umidade que ainda persiste sobre a região e a ventos que sopram no alto da troposfera, pode provocar chuva congelada ou queda de flocos de neve na serra catarinense e no alto da Serra Gaúcha. No centro e leste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, ainda há previsão de chuva, que pode ser volumosa. 

Se por um lado a chuva em excesso pode causar problemas em centros urbanos e estradas, por outro favorece o aumento do nível dos reservatórios da região. Já no oeste gaúcho, o tempo fica firme e frio desde cedo, com condições para geadas, que afetam principalmente as pastagens dessa porção do estado.

No domingo, dia 26, o tempo fica mais firme em boa parte do Sul, com o avanço de uma massa de ar polar. Com isso as temperaturas da manhã caem ainda mais. O risco de geada se amplia na região. A meteorologia ainda prevê queda de temperatura no início de setembro, mas que não deve afetar as lavouras.