
A forte chuva durou aproximadamente cinco minutos, tempo suficiente para destelhar e alagar casas e também o hospital da cidade. Após a destruição o prefeito da cidade Jeronimo do Rosário decretou estado de calamidade pública e pediu ajuda da população dos municípios vizinhos.
A Defesa Civil do estado ajudou o município e enviou 90 conjuntos de dormitórios, com colchão, roupas de cama e cobertores, lonas, 70 conjuntos de limpeza e duas mil peças de roupas, que foram doadas pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).
Ainda segundo o levantamento da Defesa Civil, além de Turvo outras quatro cidades também registraram chuva de granizo: Boa Ventura de São Roque, também nos Campos Gerais, Toledo e Céu Azul, na região oeste do estado, e em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba e outras três cidades paranaenses tiveram estragos causados pelas chuvas fortes: Ponta Grossa e Reserva, nos Campos Gerais, e Moreira Sales, no norte.