A equipe recebeu uma ligação da empresa de monitoramento da empresa “Sojamil” informando que a câmera de monitoramento que fica em frente à porta do barracão onde ficam guardados os defensivos agrícolas estava obstruída. De posse da informação de uma tentativa de furto no mesmo local e em data anterior, foi entrado em contato com a sede da 2ª cia, assim como também com o DPM de Palmital.
Foi deixado a viatura a uma distância segura da empresa e foi realizado progressão a pé em uma área de pastagem, ficando a uma distância segura da empresa e recebendo informações do monitoramento das câmeras, e ao ser confirmado a movimentação dentro da empresa foi entrado em contato novamente com a sede da 2ª cia e solicitado apoio de uma equipe para realizar a abordagem, vindo uma equipe de RPA e uma equipe do pelotão de Choque.
A RPA da sede deixou a viatura próximo ao trevo de acesso à cidade, momento em que foi visualizado uma caminhonete modelo f-350 prata deslocando sentido palmital-laranjeiras e em baixa velocidade o qual ao visualizar tal equipe deu meia volta na tentativa de evadir-se, porém foi logrado êxito na abordagem, consultado as placas, emplacado em Londrina, sem débitos, porém o condutor, o sr E.L.S., apresentava sinais de embriaguez alcoólica e CNH cassada, o mesmo desobedeceu as ordens de parada na abordagem.
Ao ser questionado pela equipe o mesmo os desacatou e informou que estaria indo até a cidade de Goioxim para fazer um frete, mas não sabia informar quem seria o contratante. Durante a abordagem tocou o telefone do senhor E.L.S., momento em que a equipe pode visualizar uma mensagem de texto com as seguintes palavras “pode vim” a qual teria sido enviada poucos minutos antes da abordagem.
Mediante os fatos o abordado ficou visivelmente alterado sendo necessário utilizar métodos de contenção e uso de algemas conforme decreto 8858/16, a equipe de laranjeiras do sul deslocou até o DPM pra os procedimentos cabíveis. Pouco após esse episódio a equipe RPA do Marquinho visualizou movimentação no pátio da empresa. Em ato contínuo foi visualizado três indivíduos que atravessaram a rodovia e foram em direção a pastagem em que se encontravam os soldados de Marquinho, os quais deram voz de abordagem aos mesmos, sendo que os individuos investiram contra a equipe com diversos disparos, desta forma a equipe também efetuou disparos para repelir a injusta agressão.
Os três indivíduos foram em direção a um matagal próximo, não sendo possível realizar a abordagem. Juntamente com a equipe do pelotão de choque, p2 e RPA foram realizadas buscas ao redor do local, porém sem lograr êxito na localização dos mesmos, pois local de mata fechada e de difícil acesso.
Juntamente com Everton foi apreendido o celular da marca Motorola, e certa quantia em dinheiro em espécie no valor de r$ 53,00. Diante dos fatos a caminhonete foi encaminhada ao pátio do DPM, e o Sr. Everton foi encaminhado até ao Posto da PRF em Laranjeiras do Sul para realização do etilômetro e posteriormente até a 2ª SDP para os demais procedimentos.