Quem acessa sites do governo do Paraná, desde ontem (7 de julho), se depara com um aviso de que o conteúdo noticioso foi retirado do ar em função da legislação eleitoral. O endereço mais afetado é a Agência Estadual de Notícias, que divulga as ações de governo, mas também atingirá os espaços noticiosos de todos os demais sites do Executivo.
A resolução 11/2018 foi publicada em Diário Oficial, estabelecendo as regras para a divulgação, informando que o histórico de publicações será ocultado e que apenas informações de flagrante interesse público, como campanhas de vacinação, serão disponibilizadas. A medida não afeta a consulta a serviços públicos.
De acordo com informações da agência governamental, os conteúdos estão sendo retirados gradualmente. Em alguns sites o comunicado já foi publicado. A medida vale até o término do período eleitoral, que vai até o final de outubro, se houver segundo turno.
Ainda de acordo com a agência governamental, a equipe de comunicação será mantida. Embora o conteúdo produzido não seja divulgado no site oficial, continuará a ser enviado para a imprensa. Contudo, com a vedação de alguns eventos públicos, como inaugurações e anúncios de liberação de recursos, à medida que a eleição se aproxima, o volume de produção deve diminuir.
