sexta-feira, junho 08, 2018

Alvaro Dias não confirma aliança com Osmar no Paraná

Apesar da notável proximidade entre Podemos e PDT no Paraná, o senador Alvaro Dias (PODE), pré-candidato à presidência da República, ainda tem cautela em mencionar a provável aliança com seu irmão, Osmar Dias (PDT), pré-candidato ao governo do Estado. Em evento ontem, em Curitiba, Alvaro pediu tempo para decidir. O presidenciável disse que seu projeto nacional é mais importante. Nenhum dos pré-candidatos ao governo do Estado compareceu ao evento “suprapartdiário” que reuniu centenas de políticos. 

A notável presença de integrantes do PDT no evento, incluindo o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, não significa ainda uma união das legendas para a campanha, segundo Alvaro. “Todos os partidos (estão aqui), com exceção daqueles que nós já conhecemos e que naturalmente não são bem-vindos, mas todos os outros são bem-vindos e estão se aproximando, obviamente, entendendo a importância histórica do momento que nós estamos vivendo. É a primeira grande oportunidade que o Paraná tem”, disse. 

Tucanos

Eleito e reeleito senador pelo PSDB em 2010 e 2014, Alvaro admitiu ainda estar em conversa com o partido nacionalmente para tentar viabilizar uma aliança, mas negou aceitar a vaga de vice em eventual chapa com tucanos. “Qualquer um que esteja disposto a refundar a República, estamos conversando”, disse. 

No âmbito estadual, Alvaro comentou com ressalva as denúncias contra o ex-governador Beto Richa, pré-candidato ao Senado e presidente do PSDB no Paraná, que constam na delação do ex-diretor da Secretaria de Estado da Educação, Marcio Fanini, divulgada nesta semana. “Agora a questão é com ele e a Justiça, não me cabe fazer qualquer avaliação. O momento é de unidade no Estado. Vocês (jornalistas) não vão conseguir me jogar nessa armadilha de atacar um ou outro. Acho que há um projeto nacional que é mais importante, por isso me deixem fora das brigas paranaenses”, recua. 

Uma das pré-candidaturas mais convencidas em apoiar Alvaro nacionalmente é da deputada federal Christiane Yared (PR), que adiantou sua posição. “Eu apoio Alvaro incondicionalmente, tem perfil de presidente”, disse. O senador, no entanto, mais uma vez, Alvaro evitou ter seu nome ligado a outros candidatos, apesar de aceitar os apoios. “Temos que apoiar obviamente aqueles que assimilam a nossa proposta de refundação da República, recomendando de modo geral. Ainda não sei quais são os candidatos. Yared tem nossa simpatia, tem nosso entusiasmo, é um grande nome, como é Oriovisto e outros que certamente se apresentarão. Ainda não sei quais serão os candidatos, falou em 12, e eu sinceramente não sei ainda (quem são)”, revela.