O prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná, Cláudio Eberhard (PSDB), foi preso preventivamente pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na manhã desta quarta-feira (9), durante a deflagração da Operação Saruê.
A ação apura uma suposta associação criminosa formada por servidores municipais e empresários da cidade envolvendo a desapropriação de terrenos e a criação de loteamentos.
Durante a operação foram cumpridos mandados de prisão preventiva ainda contra o vereador Antônio Luiz Bendo, o Bim (PP), um servidor público - ex-secretário municipal - e três empresários, um deles de Marechal Cândido Rondon, também no oeste.
O prefeito e o vereador tiveram as funções públicas suspensas pela Justiça. Com isso, a vice-prefeita, Neide Mariot Corrente, deve assumir o comando do município.
Depois de passar por exames no Instituto Médico-Legal (IML), Cláudio Eberhard foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 1 (PEF 1).
A defesa do prefeito disse que apenas acompanhou as buscas e que por enquanto não deve se pronunciar sobre o caso. O G1 tenta contato com o advogado do vereador preso.
Apreensões e flagrantes
Os agentes também prenderam em flagrante por porte ilegal de arma um funcionário da Guarda Patrimonial do município que fazia a segurança privada na casa do prefeito e o gerente de um frigorífico.
Os mandados de buscas e apreensões foram cumpridos na Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, na Câmara Municipal, em casas e empresas dos investigados.
Além de documentos, telefones celulares e computadores, os agentes recolheram o equivalente a cerca de R$ 190 mil em dinheiro e mais de R$ 430 mil em cheques.