quarta-feira, maio 09, 2018

Assembleia Legislativa vai antecipar sessão no período eleitoral

Entre agosto e outubro, a sessão plenária de quarta-feira da Assembleia Legislativa será transferida para o período da manhã. Normalmente realizada à tarde, com início às 14h30, a sessão passará a começar às 9h30. O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), afirmou ao Bem Paraná que esta será a única mudança na rotina de trabalho do Legislativo durante o período eleitoral, que começa oficialmente no dia 15 de agosto. As sessões de segunda e terça-feira serão mantidas, assim como o trabalho nas comissões temáticas da Casa.

Em razão do período eleitoral mais curto e como a maioria dos deputados irá tentar reeleição ou outros cargos, Traiano afirma que a Assembleia vai antecipar as sessões para evitar a debandada de parlamentares a partir de agosto para manter o ritmo de trabalho. Quem faltar terá o dia descontado. “A ideia é durante o período eleitoral, em agosto e setembro, antecipar a sessão (de quarta à tarde) para quarta-feira para manhã, até para dar mais tempo (aos depututados candidatos). Como a eleição é muito curta, até os deputados se deslocarem para as suas bases, então vão na quarta-feira de tarde”, propõe.

Além dos deputados candidatos à reeleição, a Assembleia tem Ratinho Junior (PSD) como candidato ao governo. Muitos ainda não decidiram se vão tentar a Câmara Federal ou se vão tentar a reeleição. Mas o fato é que quase todos vão participar da campanha de alguma forma.

Mesmo assim, Traiano afirma que até agora os deputados têm comparecido às sessões. “Nós não temos tido nenhuma dificuldade em relação a quórum.

 O número que nós temos é considerável, perto do que ocorre em outras assembleias aqui é modelo. Não teremos suspensão (de sessões). A única coisa é antecipar a sessão de quarta-feira mesmo. Em função de trâmites de projetos nós não teremos nenhuma dificuldade. A Assembleia foi muito produtiva e tem sido muito produtiva, os deputados têm encaminhado muitos projetos, e a grande maioria sendo sancionada, inclusive”, afirma o presidente da Casa.