Um vereador de Guaraci, no norte do Paraná, e mais seis pessoas foram presas preventivamente em uma operação contra fraudes em licitações nesta sexta feira (27). Entre os detidos estão dois contadores e quatro empresários. A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
A operação ainda cumpriu 12 mandados de busca e apreensão. Além de Guaraci, os mandados também foram cumpridos em Santa Fé, Colorado e Astorga, todas as cidades localizadas na região norte.
De acordo com o promotor Guilherme Afonso Larsen Barros, a fraude em licitações teria provocado um prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão ao município de Guaraci, entre 2016 e 2017.
Barros explicou que o esquema consistiria em um acordo entre empresas de Santa Fé, Astorga e Colorado. Elas combinavam orçamentos que seriam apresentados nas licitações da prefeitura.
O promotor ainda explicou que o vereador preso era o responsável pelo setor de transportes da prefeitura na época dos fatos. O parlamentar tomou posse da vaga na Câmara de Vereadores no dia 16 de janeiro de 2018. Ele era o segundo suplente da vaga.