Paraguai escolhe o novo presidente neste domingo (22). As eleições também vão definir os novos governadores departamentais, os senadores e deputados.
Mais de 4 milhões de eleitores paraguaios devem comparecer às urnas. No país vizinho o voto é obrigatório, mas não existe punição para quem não comparecer.
Trata-se da sétima eleição no Paraguai desde a redemocratização, em 1989. Ao todo, dez candidatos disputam o cargo mais importante do Paraguai na política.
Veja quem são os candidatos a presidente no Paraguai.
Os dois principais candidatos são Mário Benítez, o Marito, do Partido Colorado, reconhecido como direita no país vizinho; e Efrain Alegre, do Partido Liberal aparece como a maior força da esquerda.
A reeleição no país não é permitida por lei, e a duração dos mandatos para presidente é de cinco anos.
Votação
Neste sábado (21), as propagandas eleitorais estavam por toda parte nas ruas e avenidas de Cidade do Leste, onde o comércio fecha neste domingo. Também por causa da eleição, muitas lojas das principais cidades paraguaias não abrem neste domingo.
Para esta votação urnas eletrônicas brasileiras não serão usadas, como chegou a acontecer em eleições anteriores. O voto será manual, com papel e caneta.