Laranjal - Vem ai o LaranFest - 33º aniversário do Município

Laranjal - Vem ai o LaranFest - 33º aniversário do Município

sábado, março 24, 2018

Professor da Terra Indígena do Rio das Cobras participa da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena em Brasília

  
Aconteceu em Brasília entre os dias 20 à 22 de março, no Centro Internacional de Convenções, a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI), que teve como tema o Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas. Cabe ressaltar, que antes da Etapa Nacional, foram realizadas etapas locais e regionais, que buscou avaliar os avanços, impasses e desafios da educação escolar indígena, bem como a construção de propostas para a consolidação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena.

O professor e liderança da Terra Indígena do Rio das Cobras, Ananias J. Veríssimo, da etnia Guarani, foi indicado durante a Conferência Regional no qual abrangeu os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo para participar desse evento. Ananias, que é docente do Col. Estadual Indígena Alberto C. Machado, diz estar muito feliz com a oportunidade, todavia, salienta que - é uma grande responsabilidade representar e definir as propostas que irão conduzir a Educação Escolar Indígena nos próximos anos no Brasil.

O chefe do NRE de Laranjeiras do Sul, Lidio dos Santos, que deu total apoio juntamente com a CECIC/SEED para a participação do docente no evento, avalia que este é um momento de análise das propostas na Educação Escolar Indígena, neste sentido ressalta “que é de suma importância contar com as pessoas que vivenciam diariamente as atividades desenvolvidas nas escolas indígenas, para que os mesmos possam estar contribuindo com novas proposições e buscando o cumprimento dos reais objetivos desta modalidade.

A CONEEI é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fundação Nacional do Índio (Funai) e secretarias estaduais de educação.