“Guarapuava está de parabéns. Além da preservação ambiental, o novo cartão-postal fomenta o turismo, potencializa as atividades culturais e realça as belezas do nosso município”, disse o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior.

O prefeito César Filho destacou que o Jardim Europeu é mais um atrativo para a visitação no Parque das Araucárias. “Este local tem um significado simbólico porque mexe com a autoestima do povo de Guarapuava e valoriza o município. É um local que as pessoas irão visitar, que será cenário das fotos de famílias, casamentos e aniversários”, disse.“É fruto de mais uma bela parceria com o Governo do Estado por intermédio da Sanepar, que viabilizou todo o recurso para esta obra”, ressaltou.
Localizado na entrada da cidade, às margens da BR-277, o Parque das Araucárias fica próximo ao Hospital Regional, que está sendo construído pelo Governo do Estado. “O novo espaço é mais uma marca do governo na região Central do Paraná, um ponto turístico e de lazer para as famílias”, reforçou Artagão Júnior.
NATUREZA – O parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, área protegida por lei por causa da abundância de recursos naturais importantes. Criado em julho de 1991, o espaço tem 104 hectares, sendo que em 23 deles há cerca de 4 mil araucárias.
A área ainda conta com a Trilha das Araucárias, com árvores dispostas em 1.076 metros de extensão, e a Trilha do Rio. Alguns animais, a exemplo de veados, lagartos e tatus também podem ser encontrados no local.
Para quem gosta de conhecer a história dos bichos, o parque conta com o Museu de Ciências Naturais de Guarapuava – com 14 mil insetos, fósseis e amostras de rochas – e uma estufa com vegetação de espécies nativas e exóticas.