quinta-feira, março 08, 2018

Adapar apresenta médica veterinária para Defesa Agropecuária em Rio Bonito e Porto Barreiro

O Escritório local da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Rio Bonito do Iguaçu e que também atende o município vizinho de Porto Barreiro, a partir desta semana conta com uma nova fiscal agropecuária.

Trata-se da médica veterinária Juliana Macedo Viana, que virá acrescentar ao trabalho que já vem sendo feito pelo atual auxiliar de fiscalização, Ailton Dias de Oliveira – este muito conhecido pelos produtores locais. A profissional veterinária foi apresentada pela supervisora regional da Adapar de Pato Branco, Leonira Viganó Tesser – escritório este qual Rio Bonito do Iguaçu pertence.

O secretário municipal de Agricultura, Davi Canossa, deu as boas vindas para a nova funcionária da Adapar local e exaltou o trabalho que a supervisora Leonira e o auxiliar Ailton Dias já estavam fazendo.

“Em nome da administração municipal do Prefeito Ademir Fagundes, parabenizamos a Leonira pelo excelente trabalho que ela está desenvolvendo frente à superintendência regional de Pato Branco qual fazemos parte. Quero Enaltecer o trabalho do Ailton Dias de Oliveira, nesse tempo que ele coordenou os trabalhos no município. Damos as boas vindas a nossa nova médica veterinária, Juliana Macedo Viana, que irá atender Rio Bonito e Porto Barreiro e aproveito para agradecer pelo escritório da Adapar ser aqui. Seja bem-vinda doutora Juliana e colocamos a nossa administração municipal à disposição”, disse Davi Canossa.

O secretário lembrou que já existe uma parceria entre a Prefeitura e a Adapar, qual foi cedido ao órgão estadual um funcionário público que trabalha como técnico agropecuário.

A supervisora Leonira Viganó Tesser explicou quais serão as atribuições da nova fiscal de Defesa Agropecuária que irá atender nos dois municípios.

Desafios

Os desafios da equipe da Adapar em Rio Bonito é a Prevenção de Raiva nos animais herbívoros – que se alimentam de plantas (capim) – e que são infectados por mordidas de morcegos hematófagos.

“Vamos trabalhar intensamente com relação ao controle e a erradicação da brucelose, da tuberculose animal, principalmente a bovina. São várias ações a respeito de propriedades, controle das vacinas, da febre aftosa, ações na área da suinocultura, na área avícola. Acho que trabalho tem bastante. Temos que reconhecer o empenho e o apoio do Governo Municipal através do prefeito Ademir Fagundes e do secretário de Agricultura, Davi Canossa, que sempre tem ajudado e fortalecido as nossas ações aqui no município”, acrescenta a supervisora Leonira.

A fiscal agropecuária Juliana Macedo disse que irá conhecer primeiro a real situação das propriedades nos dois municípios qual irá atender para assim iniciar seu trabalho.

Também participaram da apresentação da nova fiscal os funcionários da Adapar, Ailton Dias de Oliveira, a médica veterinária do escritório de Pato Branco, Natali Morais Leiro e o técnico em agropecuária cedido pela Prefeitura, Eleandro Rodrigues Ramos.