Presos cavaram um túnel a partir da saída de esgoto do vaso sanitário de uma cela e fugiram da Cadeia Pública de Terra Rica, no noroeste do Paraná, por volta das 4h desta segunda-feira (5).
Segundo o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), 15 presos conseguiram escapar. Forças policiais fazem buscas pela região, mas, até a publicação desta reportagem, nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.

No momento da fuga, a unidade, que foi projetada para abrigar oito presos, tinha 55 detentos.
De acordo com a Polícia, a Cadeia Pública de Terra Rica não registrava fuga há um ano.
A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp) explicou, em nota, que a transferência de presos para o sistema prisional é de competência do Comitê de Transferência de Presos (Cotransp), presidido pela Vara de Execuções Penais de Maringá, no norte do estado.
Ainda de acordo com a secretaria, 14 obras de construção e ampliação de unidades prisionais no estado vão gerar cerca de 7 mil novas vagas.
Além disso, a Sesp alega que uma alternativa para diminuir o número de presos em delegacias é o uso de tornozeleiras eletrônicas para crimes de menor potencial ofensivo. Atualmente, mais de 6 mil presos são monitorados por meio do equipamento.
Por fim, a Sesp informou que a instalação de celas modulares vão abrir 684 novas vagas no sistema carcerário estadual.