sexta-feira, dezembro 29, 2017

Para Richa, Paraná ficou “em pé” durante crise

Se quiser se candidatar ao Senado no ano que vem, o governador Beto Richa (PSDB) terá que deixar o atual posto em abril de 2018.

Neste caso, faltando apenas quatro meses para o final da sua gestão, ele considera que o saldo já é positivo e lembra que o ajuste fiscal foi determinante para o resultado final. “Não há parâmetros para comparar o Paraná que eu recebi com o que eu estou deixando. Em todas as áreas, não tem uma em que o Estado não avançou, e muito”, avaliou em entrevista para a Agência Estadual de Notícias, do Governo do Estado.

“Às vezes (foram) medidas duras, impopulares, mas eu não faço demagogia, não faço populismo fiscal. Tomei medidas que garantiram um Estado de pé no meio de uma crise: é só comparar com a situação dos demais estados brasileiros. Grandes economias decretaram estado da calamidade financeira, e aqui nós temos neste ano o maior investimento de toda a nossa história”, disse.

Além dos investimentos previstos em R$ 7,8 bi neste ano, Richa destaca a geração de empregos de 2017. “O Paraná gerou empregos todos os meses do ano, enquanto no Brasil vemos com tristeza mais de 12 milhões de desempregados. Todos os meses tivemos saldo positivo na geração de empregos e fechamos o ano com quase 35 mil empregos gerados”, enumerou.

Entre as principais realizações do seu governo, Richa citou a contratação de 11 mil policiais, a compra de viaturas, o uso de helicópteros na saúde pública; além da compra de 800 ambulâncias e de outros 2,8 mil veículos para a saúde pelo interior. Na educação ele citou os gastos de 35% da receita com o setor. Na infraestrutura lembrou projetos de 500 km de duplicações e os gastos previstos de R$ 2,3 bi para a manutenção de rodovias neste ano.

Por fim, o governador ainda ressaltou resultados positivos nas praias. “Os que frequentam nosso litoral devem se lembrar que anos atrás permanentemente tínhamos bandeiras fincadas nas areias apontando que a água era imprópria para banho. A cada 100, 200, 300 metros tinha uma bandeira dessas. Isso já não existe mais há uns 4 anos, pelos menos. Temos 100% de balneabilidade”.