Guarapuava está incluída na abertura de vagas emergenciais no sistema carcerário.
Outros cinco municípios também serão atendidos: Curitiba, Piraquara, Maringá, Londrina e Cornélio Procópio. O investimento do Governo Estadual será de R$ 8 milhões, já autorizados pelo governador Beto Richa, segundo o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita. O anúncio foi feito nesta quinta feira (16), e a compra de celas modulares, chamadas shelters.
Nas próximas semanas serão abertas 612 vagas, que permitirão a retirada de presos em delegacias. Ainda não há informações sobre quantas vagas serão destinadas a Guarapuava, mas será instalada na unidade já existente, anexa à 14ª Subdivisão Policial.
As celas serão equipadas com camas e banheiro, com exceção do 11º Distrito Policial, no bairro CIC, na capital. A intenção é de que a gestão destas celas modulares seja feita pelo Departamento Penitenciário e não mais pela Polícia Civil do Paraná.
“Estas celas modulares adquiridas têm tamanho adequado, banheiro, ventilação e condições muito melhores do que alguns distritos podem oferecer hoje. Não se tratam de containers, uma realidade do passado e incapazes de assegurar as condições adequadas aos presos”, explicou o secretário.