quinta-feira, dezembro 10, 2020

Coronel Vivida - MPPR cumpre 14 mandados de busca e apreensão em quatro cidades em investigação sobre suposto cartel de combustíveis e fraude a licitação

Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Coronel Vivida, promove o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em residências e sedes de empresas nas cidades de Pato Branco, Itapejara d’Oeste, Nova Esperança do Sudoeste e Coronel Vivida (nesta última, os mandados também foram cumpridos em repartições públicas municipais de Coronel Vivida – Prefeitura e pátio de máquinas). As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo Criminal de Coronel Vivida. 

O MPPR apura a suposta prática formação de cartel por proprietários de postos de combustível da região e fraude a licitação, além de crimes de corrupção e peculato, envolvendo empresários e agentes públicos vinculados à prefeitura de Coronel Vivida.

Investigações – De acordo com a apuração conduzida pelo Gaeco, os donos de postos teriam ajustado em cartel os preços de gasolina e etanol que comercializavam. Além disso, teriam participado de esquema para fraudar licitação de combustíveis promovida pelo Município de Coronel Vivida. Após acordo interno, esses mesmos empresários teriam dividido os lotes da licitação entre si, em prejuízo dos cofres públicos.

Em outra situação, a Promotoria de Coronel Vivida investiga fraude em licitação e cessão indevida de máquinas públicas a duas empresas particulares para que executassem obras licitadas no Município. Também é investigada a emissão indevida de notas por serviços que não foram executados.

No cumprimento das buscas, além de documentos e aparelhos celulares, foram apreendidos, aproximadamente, R$12.000,00 na casa de um empresário, sem comprovação de origem, e 498 garrafas de vinho de origem Argentina sem o desembaraço aduaneiro. Além disso, duas pessoas foram presas em flagrante, uma por posse ilegal de arma de fogo e outra posse ilegal de munições.