quinta-feira, outubro 15, 2020

UFFS Campus Laranjeiras do Sul inicia projeto de cultivo de flores

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul iniciou, no mês de agosto, projeto de cultivo de flores. As atividades são desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do projeto nacional "Flores para Todos", coordenado pelo professor Nereu Augusto Streck (UFSM).

Em Laranjeiras do Sul, o projeto é denominado "Mais Flor Por Favor" e será coordenado pelas professoras Cláudia Lima e Josimeire Leandrini e, pelo técnico-administrativo em educação, engenheiro agrônomo, Edemar José Baranek. Na primeira etapa do projeto, o Campus compõe a Equipe PhenoGlad do Paraná, que é coordenada pela engenheira agrônoma, Dislaine Becker.

O primeiro experimento será com gladíolos, planta constituída por folhas em forma de espada e flores de cores variadas que crescem ao longo de seu comprimento, em sistema de plantio direto e fará parte do trabalho de conclusão de curso do acadêmico de Agronomia, Rivael Oliveira.

Conforme Cláudia Lima, o "projeto Flores para Todos da UFSM visa divulgar a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para agricultores familiares, sendo também um dos objetivos do projeto Mais Flor Por favor da UFFS. A ideia é de que o projeto na UFFS se expanda para outras flores, assim como experimentos com agricultores camponeses".

A docente destacou também que a equipe recebeu livros sobre a cultura do gladíolo e que estes serão doados para bibliotecas dos campi que possuem curso de Agronomia.