sexta-feira, outubro 02, 2020

Moradores de IBEMA presos na Operação Hórus permanecem na cadeia

Ações policiais da região Oeste do Paraná resultaram na prisão de quatro pessoas e apreensão de dois veículos carregados com cerca de 300 kg de maconha e de um veículo usado como batedor.

Na primeira ação, na BR-163, nas proximidades do município de Mercedes (PR), policiais desta integração deram ordem de parada a um condutor de um GM Corsa Classic, com placas de Santa Tereza do Oeste (PR), e o condutor não obedeceu e empreendeu fuga sentido a Marechal Cândido Rondon (PR).

Foi realizado o acompanhamento tático e após alguns quilômetros abandonou o veículo no acostamento e correu sentido a uma plantação, porém a equipe obteve êxito na abordagem do condutor de 33 anos morador no Jardim Real em Guaraniaçu.

Após a vistoria ao referido veículo foram encontrados no seu interior 09 fardos de maconha pesando 200 kg.

Relatou o detido que carregou o veículo com a droga nas proximidades do município de Guaíra e traria até Cascavel, sendo que pelo transporte receberia a quantia de dois mil reais.

Na sequência foi abordado o veículo VW Gol com placas de Ibema (PR), ocupado por dois indivíduos Ibemenses que faziam o trabalho de “batedor”. Durante buscas no veículo foi encontrado um rádio transmissor (HT).

Em ato contínuo a ocorrência anterior e vinculado a mesma organização criminosa de Tráfico de Drogas, as equipes receberam informações sobre um estabelecimento em Cascavel, onde encontrava-se o restante do carregamento de drogas que foram embarcadas em Guaíra.

Tratava-se de um motel, no qual em uma das garagens de um dos quartos havia um veículo Fiesta placas de Campo Bonito contendo cinco fardos de maconha, totalizando 97 kg.

Na continuação das buscas foi encontrado mais um indivíduo que declarou que foi contratado para transportar o veículo até Cascavel e que receberia a quantia de dois mil reais pelo serviço. Diante dos fatos e como nada mais de ilícito foi encontrado, o veículo foi encaminhado a 15ª SDP com confecção do boletim, e posterior entrega a Polícia Federal de Cascavel.

No total foram apreendidos 03 veículos carregados com 14 fardos contendo maconha, totalizando cerca de 300 kg, acarretando um prejuízo estimado em R$ 300.000,00 ao crime organizado da região.

Os presos, os veículos e a mercadorias ilícitas foram encaminhadas à Delegacia da PF em Guaíra e Cascavel para os procedimentos de praxe.

Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. e desta operação interagências equipes da POLÍCIA FEDERAL, COBRA/BPFRON e COE/BOPE da PMPR, TIGRE/PCPR, BOPE/PMMS, FORÇA NACIONAL e pelo EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.