sexta-feira, outubro 16, 2020

Imbituva ganhará colégio Civico-Militar

Nesta quinta-feira (15) em suas redes sociais e para alguns veículos de comunicação regionais, o deputado estadual Plauto Miró anunciou a instalação de 14 colégios cívico-militares na região dos Campos Gerais, sendo um deles em Imbituva. Até o momento não há informação de onde serão as instalações do colégio.

Até o momento sabe-se que a gestão desta escola será compartilhada entre militares e civis, sendo que a unidade atenderá da 6ª a 9ª série do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A escolha dos locais ficará a cargo da comunidade, através de consulta pública.

MODELO DE IMPLANTAÇÃO

A implantação do sistema cívico-militar só poderá ser realizada em cidades com mais de 10 mil habitantes, sob aprovação da comunidade por meio de consulta pública.

O modelo só poderá ser implantado em cidades com ao menos duas escolas estaduais em área urbana, ou em colégios considerados em vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar, desde que não possuam turmas no período da noite.

Segundo o texto, deverão ser respeitados os limites de atuação dos militares, considerando os direitos individuais e coletivos, tanto dos alunos, quanto dos profissionais que atuam na unidade.

Os custos das mudanças para o novo formato devem ser pagos pela Secretaria Estadual de Educação (Seed).

Atualmente, o Paraná possui quatro colégios cívico-militares.