quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Cooperativas do Paraná pedem tarifas de pedágio mais baixas e antecipação de obras em novas concessões

Um documento da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) encaminhado do governo estadual pede tarifas de pedágio mais baixas e a antecipação de obras nas novas concessões de rodovias, entre outras reivindicações.

O novo modelo de concessão de pedágios no Paraná está em discussão. O atuais contratos com as concessionárias, do chamado Anel de Integração, terminam em novembro de 2021. Os leilões dos trechos por 30 anos devem ocorrer em julho.

As novas concessões devem ter cerca de 3,8 mil km de rodovias pedagiadas, divididos em até oito lotes. Alem dos atuais 2,5 mil km das concessões, outros 1,3 mil quilômetros devem ser pedagiados, entre rodovias federais e estaduais.

Confira as reivindicações das cooperativas:

*garantia de investimentos necessários ao longo de 30 anos;
*antecipação de obras para os primeiros cinco anos de contrato;
*ajuste da Taxa Interna de Retorno (TIR) limitado a 5%;
*minimizar custos indiretos para ter tarifas mais baixas;
*punição para o não cumprimento de cláusulas contratuais, inclusive com o cancelamento da concessão;
*controle da contagem de veículos nas praças de pedágio;
*cronograma de obras definido

Um estudo da Ocepar, de 2017, aponta que quanto maior a distância do Porto de Paranaguá, no litoral, maior o custo do pedágio para a agropecuária.

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