sexta-feira, setembro 11, 2020

Sistema Alerta Geada encerra atividades nesta sexta (11)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) emitiram nesta sexta feira (11 de setembro) o último boletim do Alerta Geada em 2020.

Operando de maio a setembro, o Alerta Geada oferece boletins diários sobre as condições do tempo na região cafeeira do Paraná e, caso haja possibilidade de ocorrer geadas com potencial de causar danos às lavouras, faz a emissão de avisos com tempo suficiente para que os produtores possam aplicar técnicas de proteção de cafezais com idade de seis meses a dois anos de implantação.

INVERNO – “O inverno ocorreu dentro do esperado na zona cafeeira paranaense”, diz a meteorologista Ângela Beatriz Costa. “Quatro ondas de ar polar chegaram ao Paraná e derrubaram as temperaturas, mas nenhuma com potencial de causar danos aos cafezais. Felizmente para os cafeicultores não foi necessário emitir alerta de geada este ano”, acrescenta a pesquisadora.

RECOMENDAÇÃO – Produtores que amontoaram terra no tronco dos cafeeiros devem retirar imediatamente a proteção. Os pesquisadores recomendam que esse procedimento seja feito com as mãos, para evitar danos às plantas.

SAFRA – O economista Paulo Sérgio Franzini, do Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, confirma que as ondas de frio que chegaram ao Estado não causaram prejuízos este ano. 

Ele aponta, no entanto, que a estiagem na fase de enchimento de grãos, entre março e maio, afetou os frutos e, consequentemente, a peneira. “Na média, será uma safra de grãos miúdos, o que diminui a quantidade total da produção”, diz. Mas é esperada uma safra de boa qualidade de bebida, já que praticamente não houve chuvas durante o período de colheita.

A estiagem também causou desfolha em lavouras mais novas, o que pode afetar a produção da safra 2021. “Isso precisa ser confirmado nos próximos levantamentos”, indica Franzini.