segunda-feira, setembro 14, 2020

16º BPM realiza diversas Operações de combate ao COVID-19

Nos últimos finais de semana o 16 º Batalhão de Polícia Militar tem realizado diversas Operações em sua área de atuação quanto a orientação e prevenção no combate a COVID-19. 

Essas Operações foram realizadas nos principais pontos de aglomeração na cidade de Guarapuava (foto) 

Percebeu-se que no Parque Recreativo do Jordão e Cedeteg ainda existem várias aglomerações de pessoas em locais públicos e privados, exigindo assim uma maior atuação da Polícia Militar, pois verificou-se que a população não está respeitando o uso de máscara obrigatória, conforme prevê a Lei Estadual 20.189, e os estabelecimentos comerciais não estão respeitando o Decreto Municipal nº 8166, o qual regula o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, principalmente em relação à venda de bebida álcoólica. Ressaltamos ainda, o descumprimento de várias pessoas quanto a Lei municipal nº 1999/2011, a qual proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos logradouros públicos no município de Guarapuava.

Destacamos que nesse final de semana em atendimento a diversas denúncias quanto a perturbação do sossego a Polícia Militar realizou a abordagem a uma festa Rave, local com grande aglomeração de pessoas, cerca de 150 (cento e cinquenta) pessoas estavam em uma chácara no interior do Distrito do Guará, sem máscara e ingerindo bebidas alcoólicas. Como resultado da intervenção policial, o evento foi encerrado e o equipamento de som apreendido e encaminhado para os procedimentos cabíveis.

Vale salientar que a Saúde é um direito social (art. 6º da CRFB/1988), e direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação (art. 196 da CRFB/1988); por este motivo a Polícia Militar continua diuturnamente na prevenção e na orientação da população, realizando Operações diversas com intuito de melhor atender a população.