terça-feira, agosto 11, 2020

UFFS e Unicentro formalizam acordo de Cooperação Técnica


Na semana que passou, foi publicado no Diário Oficial da União o extrato do acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O acordo tem vigência até julho de 2021 e visa a colaboração para a produção de material didático intercultural e bilíngue, para o trabalho da alfabetização nas Escolas Indígenas do Paraná.

A cooperação objetiva a execução do projeto “Produção interdisciplinar, intercultural e bilíngue de materiais didáticos para alfabetização em contexto indígena no Paraná: diálogo entre acadêmicos do Curso Pedagogia Indígena e demais licenciaturas da Unicentro, do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo da UFFS e alfabetizadores das escolas da Terra Indígena Rio das Cobras”.

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul será colaboradora nessa ação proposta pela Unicentro, e terá a docente Ana Cristina Hammel, como coordenadora institucional, responsável por acompanhar o andamento e a execução do acordo de cooperação técnica, e o professor Roberto Antonio Finatto como coordenador substituto.

Conforme descrito no projeto de cooperação, vários cursos a UFFS contam com acadêmicos indígenas. Além disso, a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul está fisicamente mais próxima da Terra Indígena Rio das Cobras e já desenvolve trabalhos de pesquisa, estágio e extensão no local. Neste sentido o corpo docente da UFFS tem buscado se qualificar para atender esse público e a universidade tem buscado qualificar o trabalho junto aos indígenas e suas comunidades através de diversas ações e do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN). Assim, o projeto se soma a ações já desenvolvidas pela UFFS junto as comunidades indígenas.

Além disso, o acordo possibilitará atividades para os estudantes do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas. Conforme relata a docente Ana Cristina Hammel, “nós seremos colaboradores nesse projeto e orientaremos nossos estudantes da UFFS na produção de materiais na Terra Indígena Rio das Cobras”. Ana lembra que “na UFFS temos cursos que atendem estudantes indígenas e para eles será uma experiência prática na escola. Essa parceria com a Unicentro potencializará as atividades que desenvolvemos em outros momentos”.

Dentre as atividades propostas para realização durante a cooperação estão: pesquisa bibliográfica e de campo para mapear materiais didáticos interculturais e bilíngue já existentes; reuniões com pedagogos das escolas e acadêmicos para estudo e aprofundamento sobre as categorias teóricas (bilinguismo, alfabetização, interculturalidade, educação escolar indígena) que sustentam a produção e uso dos materiais didáticos; criação, produção, experimentação e divulgação dos materiais didáticos, dentre outros.