segunda-feira, agosto 31, 2020

Safra de trigo no Paraná tem expectativa de aumento de 76% na produção em 2020, diz Deral

Dados do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná apontam que o estado deve ter aumento de 76% na produção da safra de trigo, em 2020, na comparação com o ano anterior.

Com clima favorável para a lavoura, o departamento destaca que a safra deve render em torno de 3,7 milhões de toneladas, e devolver o estado ao posto de maior produtor nacional do cereal.

O departamento informou que ainda avalia os reflexos da geada que atingiu regiões do estado na última semana, mas acredita que as perdas não serão grandes diante do andamento da safra.

Na região oeste, a família de Natan Deodato, que há décadas aposta na cultura, afirma estar otimista.

"A gente fica direto monitorando ali a questão do tempo, chuva, principalmente que é o que anda faltando. Ultimamente veio, graças a Deus. Melhorou bastante e a gente acompanha por ali na internet, aplicativo e vamos analisando", disse o produtor rural.

Enquanto Natan acompanha a safra conectado com as tecnologias e previsões, o pai dele, Jair, analisa o cenário com uma experiência de quase 60 anos no campo.

Juntos, esperam colher 62 sacas de trigo em cada um dos 208 hectares plantados, volume que supera o registrado no ano passado, quando as lavouras foram castigadas pelas geadas.