segunda-feira, agosto 24, 2020

Faleceu Ivo Cantergiani, primeiro prefeito de Dois Vizinhos

Faleceu no último sábado, 22, em Curitiba, o Dr. Ivo Cantergiani. Ele estava com 88 anos e foi o primeiro prefeito de Dois Vizinhos. Na ocasião, ele foi nomeado pelo ex-Governador Moises Lupion, em 6 de setembro de 1960. Ele morava atualmente em Curitiba. 

O comunicado da morte foi feito pela sua esposa, Dona Marilda. Natural de Caxias do Sul (RS), o Dr. Ivo foi o primeiro médico do Centro Norte de Dois Vizinhos. Ele juntamente com o Dr. Antônio Dal’Mérico iniciou o atendimento em um hospital improvisado em um casarão de madeira pertencente ao senhor Guilherme Guzzo. Mais tarde os dois médicos construíram, na Rua Sete de Setembro, próximo a Escola 28 de Novembro, o Hospital Santa Terezinha, onde atenderam por vários anos. 

O Dr. Ivo Cantergiani, foi homenageado como pioneiro de Dois Vizinhos, pelo ex-prefeito Dr. Jaime Guzzo, no cinquentenário do município, em reconhecimento pela doação de recursos para a manutenção de uma casa de apoio em Curitiba, onde ficavam os duovizinhenses que eram encaminhados para tratamento na Capital do Estado. O Prefeito Raul Isotton (Sem Partid) decretou luto oficial por três dias no município de Dois Vizinhos.