quarta-feira, agosto 26, 2020

Faculdade Campo Real retoma aulas presenciais e adapta rotina

Garantindo um ensino de excelência mesmo em tempos de pandemia, desde o primeiro momento de suspensão das atividades presenciais, a Campo Real vem desenvolvendo diversas ações para que os acadêmicos continuem estudando, sem impedimentos na realização de seus sonhos.

Dentre as várias ações adotadas pela instituição, uma delas foi o ensino remoto, com o uso de metodologias ativas e novas tecnologias. A Campo Real também se preocupou com a situação financeira dos alunos e familiares, com a criação de duas edições do Plano Solidário Emergencial, com descontos e condições especiais de pagamento das mensalidades.

A Campo Real também está ofertando apoio psicológico aos estudantes, comunidade e profissionais na área da Saúde, por meio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP), com colaboração dos professores de Psicologia, além da realização de diversos círculos de diálogo virtuais, campanhas assistenciais e colaboração nas campanhas de vacinação de Guarapuava.

Seundo o reitor da Campo Real, professor Edson Aires da Silva, a instituição está sempre pensando e desenvolvendo ações em benefício da comunidade acadêmica, mantendo a mesma qualidade de sempre no processo de aprendizagem aos alunos.

"É um momento em que todos precisam se reinventar. A pandemia do coronavírus nos trouxe novos hábitos, formas de trabalhar, estudar e até mesmo de pensar. Nos adaptamos às situações para que os nossos acadêmicos continuassem participando de atividades letivas, com tecnologia, conhecimento e inovação", comenta.

RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Respeitando as recomendações do Decreto nº 8104/2020 – Prefeitura de Guarapuava, a Campo Real retornou as atividades presenciais de forma gradual, parcial e facultativa, desde o dia 10 de agosto.

Foi oportunizado aos alunos a adesão à permanência em modalidade remota de ensino, que será renovada mensalmente, a depender do desenvolvimento da pandemia. As aulas são transmitidas em tempo real e também gravadas, que são acompanhadas de forma remota pelos alunos que não podem ainda comparecer à instituição.

ADAPTAÇÕES DOS ESPAÇOS

As salas de aula, os laboratórios e os demais espaços da instituição foram reorganizados e adaptados para serem utilizados de forma segura, respeitando o distanciamento social.

Acadêmicos, professores e colaboradores devem obrigatoriamente utilizar máscara. Há tapetes sanitizantes nas entradas de todos os blocos, além de inúmeros dispensers com álcool gel que estão espalhados de maneira estratégica, permitindo que todos possam higienizar as mãos.

EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS

Para a acadêmica de Engenharia Civil, Sheila Aparecida Martins, a volta às aulas presenciais tem sido uma experiência totalmente nova. "Estou muito feliz por poder voltar às atividades presenciais com os professores, reconhecendo ainda mais como eles fazem a diferença em nosso aprendizado e, principalmente, com a esperança de que tudo volte ao normal e possa reencontrar todos meus colegas", conta.

"A volta às atividades está diferente com todos os novos protocolos de segurança. É muito bom voltar à rotina, principalmente para os estágios, pois é onde aprendemos na prática tudo o que vemos na sala de aula e temos uma base para quando formos trabalhar em um laboratório fora", explica a acadêmica de Biomedicina, Yasmim Kredenser.

Segundo o acadêmico de Medicina, João Roberto de Melo Kaminski, é extremamente gratificante estar de volta às atividades em sala de aula e laboratórios. Foram dois módulos realizados de modo remoto que foram trabalhados com maestria pelos professores e tutores.

"Sentia que faltava alguma coisa, pois sempre aprendemos que nas metodologias ativas a consolidação do conhecimento é feita por meio da conciliação entre a teoria e a prática. Agora, dentro da Campo Real novamente, sinto que todos os pilares que formam o conhecimento estão completos, pois além de poder contar com toda a orientação de cada um dos nossos professores e tutores, eu e meus colegas ainda podemos utilizar também todo o material que a instituição disponibiliza para o estudo prático", ressalta o acadêmico João Roberto.

Com GRMAIS